A proposta para essas aulas foi que a turma postasse aqui alguns apontamentos sobre as reportagens a seguir, que tratam da questão da reprovação:
Repetência :um erro que se comete a cada ano.
Nos exames, países que proibem a reprovação se saem melhor.
Destaco portanto, as seguintes questões:
* O aluno quando reprovado tem sua auto - estima diminuída;
*Reprovar sai caro para todos nós;
*Não se examina os possíveis motivos para tanta reprovação só há preocupação de quem são os culpados;(Pedagogia da repetência;
*Não há uma política " preventiva" para a reprovação( espera-se o ano todo para confirmar que tudo estava errado);
Considero neste contexto que ao reprovar um aluno deve -se refletir sobre qual foi o papel do professor nesse resultado.O professor é autoritário ou não? O professor falta muito? O professor fornece possibilidades de recuperação paralela?
Mas, também deve-se levar em conta qual o contexto em que esse aluno vive. Pois, acredito que a reprovação diga mais sobre a prática do professor do que sobre a aprendizagem do aluno.
Discordo que a ameaça de não passar de ano sirva como incentivo.Pois, eu mesmo sendo aluna universitária fico aterrorizada com a possibilidade de ficar reprovada. Esta possibilidade não incentiva em nada. No demais só serve para nos deixar mais inseguros numa avaliação.
Angélica, suas reflexões estão bem coerentes e demonstra que está envolvida com as leituras. É necessário um certo cuidado com a norma padrão escrita. Por exemplo, neste trecho ""descordo que a ameaça...", é preciso corrigir o vocábulo "descordo". Faça uma revisão completa em sua postagem para detectar este tipo de erro... No mais, parabéns!
ResponderExcluirok, corrigido!
ResponderExcluir