Este espaço dedica-se a sistematização das reflexões surgidas a partir das discussões da disciplina de E.E.P.P.4
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
Aula - 8 Reprovação e avaliação mais alguns aspectos.
Essa atividade refere-se também à temática de reprovação e avaliação, na qual nos foi proposto que destacássemos os pontos mais importantes do video em que Vitor Henrique Paro faz algumas colocações sobre o assunto.
Os trabalhos de PARO são bastante relevantes, portanto quem quiser conhecer mais sobre suas ideias é só clicar:Vitor Henrique Paro .
PARO destaca que todo mundo associa avaliação à reprovação, e eu acrescento que avaliação também nos remete ao termo tão temido por nós estudantes: prova.
Dentre as muitas diferenciações dos termos que explicou, as que mais me chamaram atenção foi a avaliação do produto final e a avaliação do processo.Considero que o tipo de avaliação que ainda impera em nossas escolas é a do produto final , na qual na maioria das vezes como diz PARO há a culpabilização da vítima.Como se tudo dependesse apenas do aluno. Na qual se espera o ano todo para dizer que o aluno está reprovado.
É interessante pensar que muitas das ideias explicitadas por Faro já vem sendo discutidas e levantadas por nós em sala de aula.Como por exemplo, as problemáticas que decorrem da reprovação.
Concordo com o autor ao afirmar que a avaliação do processo, avaliação esta em que há um permanente acompanhamento é muito mais proveitosa em todos os sentidos.
Curioso é a reflexão que ele faz ao dizer que no lugar em que mais se fala de avaliação, ela não ocorre: na escola.
Ainda nesta aula tivemos as inestimáveis contribuições do mestrando Tiago, que para além de enriquecer a nossa vida profissional, nos proporcionou também crescimento enquanto gente, enquanto ser humano. Fui tocada por suas palavras, principalmente com sua frase: "A gente nunca sabe qual história está por trás de cada olhar" . Ora , para mim é isso que falta também na escola : conhecer o alunado, respeitá-lo. Quando lecionava a primeira coisa que eu me propunha fazer era apaixonar-me por minha turma. A boa relação afetiva coloca-se com algo importante pra mim.
Ora, como pode-se perceber em FREIRE (2013), O professor nem sempre sabe ou tem consciência de quanta diferença pode fazer na vida de um aluno.E isso pode ser de forma negativa ou positiva.
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