terça-feira, 28 de outubro de 2014

Aula 5- Projeto Político Pedagógico

Nesta aula fizemos um debate sobre o texto:PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA, de Ilma Passos Alencastro Veiga.

   Dentro da discussão que fizemos em sala alguns pontos merecem destaques:
*Inicialmente que o P.P.P.  deve ser encarado como um ato político, por conta da ideologia que o rege  e também um processo de reflexão permanente.Que retrata a finalidade política e social da escola.
*Ao se falar de política  deve-se considerar que tudo que é tipo de negociação é uma relação política;
* Ainda sobre o P.P.P. um ponto bastante polêmico foi a questão de que ele tanto pode contribuir para que as estruturas vigentes permaneçam ( dominantes e dominados), ou que ele pode servir como instrumento de transformação. Apesar dos empecilhos impostos pelo governo, há sim possibilidades de driblar o sistema e se fazer uma educação para a libertação;
*Um  outro ponto relevante é que no que diz respeito à gestão democrática ela vai para além  da eleição direta do diretor da escola.Perpassando pela transparência da informação de contas, valorização do professor e o cuidado com a formação deste profissional também;( grupo de estudos feito na ´própria escola;
Por fim destaco  o multiculturalismo como um aspecto que deve ser considerado na construção do P.P.P. Trago este video para entendermos um pouco mais o multiculturalismo:Multiculturalismo.

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