quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Atividade proposta para a 4ª aula


Pensamentos sobre a palestra : A rotina do trabalho pedagógico nas séries iniciais.Professora: Claudia Lino.















As concepções de ensino que permeiam  a prática  pedagógica são: alfabetização, letramento e ciclo.E apesar de serem indissociáveis  apresentam diferenças entre si.Para perceber a diferença ente alfabetização e letramento  vale apena ler este artigo.

 Sobre o  PNAIC( Pacto Nacional  da Alfabetização na Idade Certa) ela diz ser uma forma de avaliar somente os professores.
Ao enfatizar a riqueza que existe leitura compartilhada e ao acrescentar que esta tem que ser realizada com diversidade de gêneros textuais, me faz relembrar da minha prática de sala de aula.Neste contexto me atrevo a destacar que alguns alunos do segundo segmento ficam inibidos por não saberem ainda ler "direito" ou mesmo por vergonha mas, que com esta prática se tem a oportunidade de romper com estas duas barreiras.Pois, à medida que a leitura torna-se rotina do alunado este adquire mais segurança para realizá-la. 
Ao dizer que é direito  da criança conhecer  todos os tipos de textos, traz a leitura num panorama diferenciado que nos remete não somente  a questão do que é que proporcionamos aos nossos alunos,mas também  a finalidade textual existe em cada gênero.



LINO relata a falta de liberdade de ensinar que ainda existe, nos faz ver a "Carta Magna"Constituição de 1988 cair por terra.No sentido em que ela nos assegura a livre docência.
A professora ressalta a importância do contexto na leitura e na escrita, me remete ao Método de Alfabetização Paulo Freire  Video que trata um pouco do método. E também ao fato de que antes de aluno aprender a ler e escrever na escola ele já é capaz de "ler o mundo".
Quando dá enfase à importância do planejamento, vale destacar que este  deve ser acima de tudo flexível e levar em consideração o interesse dos alunos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário