quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Atividade Final

Atividade individual:

Discutindo o texto:Por uma política da diferença,de Elisabeth Macedo. Foi pedido  um resumo sobre este texto.
  A autora inicia o texto trazendo à tona a questão das ações afirmativas criticando a forma a forma como outros aspectos  que não os raciais são inseridos nela pela sociedade  afim de que haja uma falsa ideia de "harmonia" entre a culturas. Mais à frente ainda sobre esta conjuntura Macedo ( 2006) nos faz pensar sobre o que realmente de forma efetiva é feito no que compele as questões pedagógica nas  universidades para além de interesses em rendimento escolar. E nos mostra  que o que há é a "ideia de privação cultural" ao passo que o que aprendemos tanto nas escolas quanto na universidade é  em sua maioria a história do homem branco, hétero e europeu e por conseguinte coisas que tem mais a ver com os seus interesses do que com os nossos.
  Ao expor os diferentes projetos multiculturais  existentes a autora me faz lembrar de algumas discussões desta disciplina, de outras e também de falas não muito felizes de colegas de estudo.Como por exemplo: Porque as escolas normalmente oferecem somente judô ao invés de capoeira? Balé ao invés de danças afro? Percebi que algumas falas como: --- Os alunos de escolas públicas  não sabem nem escrever direito vão vir fazer o que aqui na universidade? Não vão terminar mesmo!--- O nível da Universidade vai cair. Estão embasadas sabendo ou não nestes modelos de projetos multiculturais.
 Por fim,  termos que eu gosto muito de refletir sobre é o respeito e a tolerância, que foram também colocados pela autora. A tolerância para mim é o pior que pode haver, pois, quando você tolera, você ao menos  enxerga o outro, suas peculiaridades. E como você vai respeitar o outro se você ao menos tenta vê-lo?
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário