terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Dialogando com uma escola pública sobre reprovação.

A realidade de uma escola:
* Ao  perguntarmos sobre  a diminuição do índice do IDEB do ano de 2011(4,1) para em 2013( 3,8) a problemática foi justificada pela troca de professores contratados. Neste contexto uma notícia boa é que não há mais professores contratados na escola proporcionando assim mais chances de se atingir um bom desempenho.
* Sobre a reprovação que só aumenta desde de 2010, são os inúmeros fatores  que podem influenciar neste resultado dentre eles: o fato da própria equipe ser a favor da reprovação, no sentido de que o aluno tem que aprender o mínimo possível para poder ir para a série subsequente;a entrada de alunos que muitas vezes ainda não estão no mesmo ritmo da escola.
* Quanto ao fato do 5º ano da escola  ter taxas melhores de aprendizagens em matemática e português do que o município de Belford- Roxo em geral: 24% em português e 21% em matemática, deve- se a forma diferente em que duas professoras trabalham estas disciplinas.A professora que gosta mais de matemática dá mais tempos desta matéria e a de português a mesma coisa. Sem contar que a equipe utiliza materiais didáticos de programas de outros municípios e também é realizada pesquisas na internet sobre questões que normalmente caem nos grandes sistemas avaliativos.
*No que diz respeito aos índices de abandono é afirmado que  isso se dá por conta do reconhecimento da comunidade pelo trabalho que é realizado na escola. Este índice  de abandono,  só aumentou por conta da criminalidade na região que cresce a cada dia.. A escola realiza várias atividades que contam com a participação da comunidade do entorno, apesar de não realizar uma gestão democrática.
* A recuperação paralela é algo que não acontece, uma política para" inglês ver".
* É importante ressaltar que este ano a escola não contou com o repasse de verbas e que isso dificulta o trabalho.Neste ínterim a sala de  recursos é onde percebe-se mais isto.Que apesar do professor parecer bastante esforçado e dedicado tem suas ações  limitadas por questões financeiras.
* É realizado na escola grupos de estudos para discussões e reflexões dos professores.


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